quarta-feira, 24 de julho de 2013

AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais.

Valorizar a diversidade cultural considerando critérios éticos.

Desenvolver atividades curriculares a respeito da temática estudada pelos alunos.
Duração das atividades
06 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A colonização brasileira
A escravidão no Brasil
Discriminação e preconceito racial
Pluralidade cultural
Produção textual
Noções básicas de informática
 aula
  Inicialmente, será feito em sala de aula, uma discussão com os alunos, a respeito do tema: A Consciência Negra – Imagem e identidade.

 Os alunos serão organizados em grupos de três e orientados a fazerem uma pesquisa na internet, sobre vídeos que façam referência ao preconceito, a discriminação racial ou a pluralidade cultural.


  Após a escolha do filme, os alunos irão assistir ao vídeo e em seguida será solicitado ao grupo que produzam um texto, baseado na leitura que fizeram do vídeo que eles assistiram. O texto deverá ser digitado e salvo, no computador, para ser usado depois.

  Em um outro momento, os alunos, sob orientação e acompanhamento do professor,



deverão transformar o texto que foi digitado pelos alunos, em um hipertexto, criando links de algumas palavras ou expressões contidas no texto e relacionando com páginas de sites da internet.

 Para finalizar a atividade, os grupos devem socializar com os demais, o resultado do estudo e os conhecimentos adquiridos por eles.

  Para finalizar a atividade, o professor, junto com a turma, deve criar um blog para que seja publicado e disponibilizado as atividades desenvolvidas pelos alunos.


A avaliação deste projeto acontecerá ao longo do desenvolvimento de suas atividades e ao término, por todos os envolvidos, quando poderemos ter uma noção real dos objetivos que foram ou não alcançados.
Utilizaremos a participação, a observação e análise dos trabalhos em grupo e individual, o compromisso com as atividades, a exposição das temáticas desenvolvidas e a integração como recursos avaliativos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário