terça-feira, 30 de julho de 2013

Seminário 100% Negro

  
 resgata culturas afrobrasileira, africana e indígena


Tendo como meta institucional a formação de professores capazes de trabalhar com questões da diversidade cultural, valorizando a história, a cultura e a identidade dos descendentes de africanos,Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, reunindo docentes e alunos .
Com a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira em todos os níveis de ensino, as diretrizes curriculares têm como meta acabar com as desigualdades sociais e as discriminações que ainda afloram na sociedade brasileira.

as instituições de ensino devem incluir nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a educação das relações étnico-raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
“O ensino da história e cultura afrobrasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como garantir o reconhecimento e a igualdade de valorização das raízes africanas da Nação brasileira, ao lado dos indígenas, européias e asiáticas”, 
O evento, na minha  opinião ,vai  possibilitar aos alunos uma melhor elaboração do senso crítico em relação a sua identidade e formação cultural, tendo como meta o rompimento do preconceito na sociedade. “Os professores dedicaram parte de suas aulas para a abordagem da temática proposta e ficaram responsáveis pela indicação de bibliografia para a elaboração do trabalho interdisciplinar.
Atividades incorporadas engrandeceram o seminário, como a apresentação de vídeos, ornamentação do auditório com cartazes e objetos pertinentes ao tema, organização de estandes e cumprimento de um roteiro para exposição da temática proposta. Os temasvai ser subdivididos em culinária, religiões, mitologia e plantas medicinais, além de ensinamentos etnomatemáticos e jogos de origem afro, como a capoeira e danças típicas.

Para Alcançamos nosso objetivo proposto: de permitir uma melhor compreensão e valorização das identidades étnico-raciais, redescobrimento das culturas negra e indígena, embranquecidas pelo tempo e desmistificação do preconceito relativo aos costumes religiosos provindos das culturas africana e indígena..




Nenhum comentário:

Postar um comentário