terça-feira, 30 de julho de 2013

Importância do estudo do continente Africano

Importância do estudo do continente Africano
Diversas histórias formam um bom conceito.
O estudo do continente africano é muito importante não só para o entedimento da população, do desenvolvimento e da cultura africana, mas também para o a compreensão da situação atual do Brasil. Muitos fatores de nossa história ficam de compreensão superficial ou subestimados por falta da ausência de informações históricas e explicações. Como por exemplo a organização da sociedade atual, nossa cultura e o preconceito racial.

A África, apesar de toda sua riqueza e diversidade cultural, é vista como uma selva ou como um continente castigado severamente por fome e miséria. Apenas mato e pobreza, essa é a definição que temos de África, a questão é que não podemos esquecer que a África é um continente, e como todo continente é repleto de povos e diferentes situações. Estamos acostumados a enxergar a África a partir de apenas uma história, aquela que a mídia nos permite conhecer, mas não podemos criar um conceito com a visão de apenas uma face da história, afinal nenhuma boa história tem apenas um lado.

Além disso a África contribuiu para a formação cultural do Brasil, já que os africanos trouxeram uma bagagem farta de música, dança, religião e culinária que complementaram nossa cultura, tornando-a rica e miscigenada. Todavia, não temos apenas heranças boas, o preconceito racial e a organização da socidade atual são consequências da vinda dos africanos para o Brasil, já que foi a partir dessa escravidão negreira que a população começou a enxergar os negros como inferiores e facilmente manipulados. Isto influenciou muito na sociedade brasileira, por exemplo, atualmente 96,7% das empregadas domésticas são negras, a criação das cotas racias comprovam que a sociedade enxerga o negro como incapaz, ou menos capaz que os brancos, e a lei referente ao preconceito denuncia a sua existência.
Como qualquer outro continente, a África deve ser estudada para que seja compreendida e para que o mundo consiga entender sua grandeza e diversidade, é necessário que todos conheçam a África como o continente que é, com diferentes situações. Assim será possível julgar e analisar em todos os contextos, para depois criar um conceito em cima de tudo.
 
Vanessa Kruschewsky
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário