segunda-feira, 29 de julho de 2013

Festival de Cores

 

Estou em um dos países mais fascinantes do mundo – e também mais bizarro: Papua Nova Guiné. Meio que empoleirado em cima da Austrália, levei três dias para chegar até aqui, para participar de uma viagem pelas montanhas com o fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia.
Estive aqui há sete anos atrás, exatamente. Na ocasião, participei intensamente, durante três dias, do Festival Sing Sing de Mount Hagen – a capital da província das Montanhas Ocidentais. O festival ocorre anualmente entre 15 e 17 de agosto e reúne mais de dois mil protagonistas, todos muito orgulhosos de mostrar seus cantos, danças, pinturas corporais e arte plumária.

Um chefe vestido com seus trajes de guerreiro e sua arma preferida, um machadinho.
Homens e mulheres da costa, da floresta e das montanhas exibiam-se com seus rostos multicoloridos, pintados com os mais variados motivos. Sobre a cabeça, um delírio ornitológico, com plumas de pássaros do Paraíso ou papagaios endêmicos. Os homens com afiadas lanças nas mãos pareciam guerreiros prontos para uma batalha; as mulheres, quase todas de torso nu, exibiam seus corpos morenos, untados de óleo para evitar que o forte sol da altitude ressecasse a pele.

Uma jovem da costa mostra seus colares feitos de sementes e dentes de porco do mato.

As danças se inspiram na natureza.
Isso aconteceu em 2001. Mas o que terá acontecido nos últimos anos? Terá o Festival se tornado um evento turístico? Éramos apenas 200 visitantes, inundados por 40.000 locais que vieram de várias partes do país para celebrar sua cultura. Será que as jovens continuarão a mostrar seus belos seios morenos, untados de óleo? Será que as penas de pássaros usadas nas cabeças dos homens são ainda verdadeiras ou as Aves do Paraíso já foram todas extintas?
Algumas dessas perguntas tentarei responder. Mas isso só vai acontecer na minha volta pois as possibilidades de que eu encontre uma conexão internet nas montanhas de Papua ainda são baixas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário