segunda-feira, 29 de julho de 2013

MINORIAS ETNICAS

O que é Candomblé
O candomblé foi levado ao Brasil por escravos nativos da África, na região de Angola, no final do século XVI. Entre as religiões brasileiras o candomblé é considerada a mais pura, é uma religião musical e culturalmente rica, pois sua dança tem papel muito importante nos rituais. O Candomblé é o culto afro que mais preserva as origens africanas em sua integridade, procurando evitar o sincretismo religioso. Para os colonizadores portugueses, as danças e os rituais eram considerados feitiçarias e deveriam ser proibidos. A solução encontrada era rezar para um santo e acender a vela para os orixás. Por isso, o candomblé possui alguns traços do catolicismo.

Os Orixás são os deuses africanos cultuados no candomblé. Alguns são seres primordiais, outros são vistos como ancestrais divinizados dos clãs africanos. Eles estão longe de se parecerem com os santos católicos que um sincretismo arcaico insiste em manter. Ao contrário, eles revelam características humanas, como emoções, vontades e tendências diversas, que os aproximam bastante das pessoas que os têm como patronos. Cada traço da personalidade é associado a um elemento da natureza e de sua cultura. O Àse das forças da natureza é parte do Òrìsà, porque o seu culto é exatamente dirigido a esses poderes: nascimento, vida e morte, saúde, doenças, chuva, orvalho, mata, rio etc. Representam os quatro grandes elementos: fogo, ar, terra e água, e os três estados físicos dos corpos: sólido, líquido e gasoso. Representam ainda os três reinos: mineral, vegetal e animal, além dos princípios masculino e feminino, também presentes em sua representatividade. Tudo isso revela o poder vital, a energia, a grande força de todas as coisas existentes, que é denominada de Àse.Cada Orixás possui seu sistema simbólico: cores, cantigas, danças, rezas, comidas e proibições.

Possessão pelo Orixá
Dentro da liturgia do Candomblé brasileiro, existem alguns homens e mulheres que se transformam possuídos pelos Òrìsà durante os rituais, esses são chamados de Ìyàwó Òrìsà (filho do Orixá) (ìyàwó-esposa) ou Elégún Òrìsà (aquele que é montado pelo Òrìsà) ou ainda, simplesmente, por médium, na terminologia afro-brasileira. Essa possessão é bastante notavel durante as festas públicas nas casas de Candomblé, quando se exibem os toques, as danças e as cantigas rituais para que as divindades se manifestam diretamente na pessoa incorporada.Nessas ocasiões, as pessoas cantam, dançam de maneira diferente, expressam-se verbalmente e os fiéis recebem suas mensagens como vindas daquele Òrìsà que agora está personificado no "medium".

Mas, para receber ou ter esta capacidade de incorporar o Òrìsà, essas pessoas têm de passar por certos rituais de purificação e iniciação para, aí sim, cumpridos os rituais, terem o privilégio de serem consideradas especiais, não importando o sexo, a idade, ou o tempo de iniciação. Pois uma pessoa que possuir capacidade de incorporar o Òrìsà é vista como um escolhido e não existe honraria maior para um adepto do culto do que a capacidade de incorporar um Òrìsà, emprestando o seu Orí àti ara (sua cabeça e corpo) para tornar-se um meio de comunicação direta do Òrìsà com os demais fiéis do culto.

A hierarquia do terreiro

O terreiro mais antigo do Brasil, nasceu na Bahia em Salvador há 450 anos, é conhecido como Engenho Velho ou Casa Branca e fica na Avenida Vasco da Gama.

O abiã é o iniciante, uma espécie de noviço. Participa de rituais até se tornar um iaô, filho-de-santo. Depois de pelo menos sete anos, chega ao posto de ebômi. Ao atingir esse posto, pode ser indicado a algum dos cargos do terreiro:

Iabassê: Mãe das comidas, responsável pela cozinha. Não recebe santo.
.
Agibonã: Responsável pela iniciação dos iaôs. Não recebe santo.
.
Ialaxê: Cuida das oferendas e objetos de culto aos orixás. Toma conta do terreiro quando o cargo de pai ou mãe-de-santo fica vago. Não recebe santo.
.
Baba-quererê ou iá-quererê: Pai ou mãe-pequena, que ajuda no comando do terreiro. Recebe santo.
.
Babalorixá e Ialorixá: É a outra forma para se referir a pai-de-santo e mãe-de-santo. São os únicos que jogam búzios.

Os ajudantes

Equedes:
Mulheres que cuidam dos orixás incorporados e os ajudam em suas danças rituais. Não recebem santo.
.
Iamorô: Cuida das cerimônias de Exu, um ritual fechado ao público. Exu convoca os orixás para a festa dos humanos. Oferece-se comida e bebida para ele.
.
Ogãs: Ajudantes que não recebem o santo. São divididos em: alabês: tocadores de atabaque e Axoguns: responsáveis pelo sacrifício dos animais, que são oferecidos aos orixás pejigãs: tomam conta dos quartos dos santos

Alguns Orixás
.
Iemanjá: É a entidade feminina mais respeitada do candomblé. Deusa dos mares e oceanos, recebe muitas oferendas no seu dia, 2 de fevereiro, que são lançadas ao mar. Mãe de todos os orixás, é representada com seios volumosos, que simbolizam a maternidade e a fecundidade. Também pode ser chamada de Janaína, Princesa do Mar, Sereia do Mar, Sereia Oloxum, Rainha do Mar e Dandalunda.

Elemento: água.
Personalidade: maternal e tranqüila.
Símbolo: leque e espada.
Dia da semana: sábado.
Colar: transparente, verde ou azul claro.
Roupa: branco e azul. Sacrifício: porco, cabra e galinha.
Oferendas: peixes do mar, arroz, milho, camarão com coco.

Ogum: Deus da guerra, do fogo e da tecnologia. No Brasil, é conhecido como deus guerreiro. Sabe trabalhar com metal e, sem sua proteção, o trabalho não pode ser proveitoso. É filho de Iemanjá e irmão de Exu.

Elemento: ferro.
Símbolo: espada prateada.
Personalidade: impaciente, obstinado, conquistador e volúvel.
Dia da semana: terça-feira.
Colar: azul-marinho.
Roupa: azul, verde escuro, vermelho ou amarelo.
Sacrifício: galo e bode avermelhados.
Oferendas: feijoada, xinxim, acarajé e inhame.

Oxóssi (ou Odé): Deus da caça, da fartura e da colheita, está sempre descobrindo algo novo. É o grande patrono do candomblé brasileiro.

Elemento: florestas.
Personalidade: intuitivo e emotivo.
Símbolo: rabo de cavalo e chifre de boi.
Dia da semana: quinta-feira.
Colar: azul claro.
Roupa: azul ou verde claro.
Sacrifício: galo e bode avermelhados e porco.
Oferendas: milho branco e amarelo, peixe de escamas, arroz, feijão e abóbora.
.
Exu: Orixá mensageiro entre o homem e os deuses, guardião da porta da rua, das esquinas e das encruzilhadas. Todas as cerimônias começam com uma louvação a ele. Só assim é possível invocar os orixás. O lado feminino de Exu é a Pomba-Gira, que dança freneticamente, com cabelos soltos, saias rodadas e flores na cabeça.

Elemento: fogo.
Personalidade: atrevido e agressivo.
Símbolo: ogó (um bastão adornado com cabeças e búzios).
Dia da semana: segunda-feira.
Colar: vermelho e preto.
Roupa: vermelha e preta.
Sacrifício: bode e galo preto.
Oferendas: farofa com dendê, feijão, pimenta, charutos, água, mel e aguardente.
 
 
MINORIAS ETNICAS
 
 LUTAS SOCIAS E POLÍTICAS Há muitas décadas atrás a única maneira de conseguirconquistar melhores condições de vida e direitos sociais epolíticos era com a forma de mobilização. As três principais lutas que tiveram como resultado umaampliação na participação social e politica foram:• a das mulheres;• a dos negros;• e dos indígenas.
 
 LUTA DAS MULHERES Em 1934 a mulher ganhou o direito de votar, porém asdesigualdades entre os sexos continuaram. Nos fins dos anos70, o movimento se amplia e se diversifica, adentrando partidospolíticos, sindicatos e associações comunitárias. Assim o governofederal reconheceu a condição feminina, acolhendo propostasdo movimento. Desde a década de 70 se constituiu um marco demovimento de mulheres no Brasil, essas que antes só podiamtomar decisões em relação ao lar e a família, em 1975conseguiram redemocratizar o país e assim fazer com que estevirasse o ano internacional da mulher. Nos anos 90 amplia-se o movimento social de mulheres esurgem inúmeras ONGs, além de novas formas de mobilização ede articulações de trabalhadoras rurais eurbanas, pesquisadoras, religiosas, negras, lésbicas, entreoutras.

 direitos das mulheres segundo a ONU:1. Direito à vida2. Direito à liberdade e segurança pessoal3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação4. Direito à liberdade de pensamento5. Direito à informação e a educação

 Direito à saúde e a proteção desta8. Direito a construir relacionamento conjugal ea planejar sua família9. Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los10. Direito aos benefícios do progresso científico11. Direito à liberdade de reunião e participação política12. Direito a não ser submetida a torturas e maltrato

 MULHERES vs. HOMENS Até hoje a “guerra” entre os sexos continua, e ohomem é visto como o mais resistente, agressivo, violento,corajoso, forte, líder, competitivo, criativo, lógico, semsaber guardar segredo, enquanto a mulher ainda é vistacomo sensível, emotiva, carinhosa, preocupada, doce,meiga, esperta, fraca, vaidosa, sentimentais e fatais. Homem – chefe da família Mulher – colaboradora

 LUTA DOS NEGROS Em 1995 começa a luta dos negros pela igualdade com a “Marcha Zumbidos Palmares contra o racismo pela cidadania e a vida”, que reuniu cerca de 30 milpessoas em frente ao congresso nacional em Brasília, organizada pelo MovimentoNegro Brasileiro. Zumbi foi o último grande líder de Palmares. Quilombo localizado na Divisade Alagoas e Pernambuco no local conhecido como Serra da Barriga. Este quilomboteve grande importância por ter resistido mais de 100 anos. Sendo considerado a 1ªRepública Livre das Américas, teve uma organização forte, incluindo importanteslideranças femininas como Acotirene, Dandara, e Aqualtune,’ desenvolveu umagrande estrutura econômica, política, religiosa, social, cultural e agrícola dandosustentação a mais de 30.000 quilombolas. Após décadas de tentativas para derrubar a república Palmarina, inclusivederrotando o exército Holandês, os bandeirantes, as tropas do império, em 1695Sofrendo um grande ataque de varias expedições que contavam inclusive compoder de canhões (a maior e mais nova arma da época) Palmares sucumbiu eZumbi foi capturado e morto. A partir desse fato a data de 20 de novembro passoua ser considerado pelo movimento negro “DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIANEGRA”, sendo considerado oficialmente desde 1995, como herói nacional.

 DIREITOS DOS NEGROS Na constituição de 1988 foram assegurados acriminalização do racismo, o reconhecimento, direito apropriedade de terras, difusão e valorização, e a inclusão detemática “historia e cultura afro-brasileira” para recuperar ahistoria da África.

 NEGRO vs. BRANCOS Durante anos os brancos tiveram mais condições de vidaque os negros, com salario mais alto, menos numero dedesemprego e população mais rica

 LUTA DOS INDÍGENAS Com a chegada dos Há registros de revoltas, porémportugueses à América, os munidos de armas, os estrangeirosindígenas foram expropriados de acabavam vencendo. Perdassuas terras. Violências foram começaram a ser reparadas com amotivadas pelo não promulgação da Constituição dereconhecimento da validade das 1988. A presença de índios noculturas indígenas e pela sede de Congresso Constituinte éenriquecimento dos homens significativa, já que se organizarambrancos, que buscavam ampliar a politicamente e passaram a atuarqualquer custo as fronteiras nas esferas políticas em defesas deeconômicas do país. seus interesses.

 DIREITOS INDÍGENAS As associações formadas após a constituição trouxeramdireitos indígenas, como:• Posse de terra;• Controle de recursos naturais;• Assistência médica;• Comercialização;• Direito de línguas nativas;• Direito de tradições;• Educação específica (valorização da cultura indígena);• A MAIOR CONQUISTA: a demarcação das terras indígenas.
 
 PROBLEMAS INDÍGENAS Após os avanços, os indígenas ainda enfrentam muitosproblemas, como:• Invasão de terras (fazendeiros, madeireiros e mineradores);• Conflitos com a população não indígena;• Assistência Médica precária;• Má aplicação de recursos;• Alta taxa de mortalidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário