terça-feira, 30 de julho de 2013

PLENA Antropologia Cultural


O projeto propõe ao público um mergulho no universo das tradições culturais afro-brasileiras, por meio de um bate-papo com convidados a fim de resgatar a identificação e o reconhecimento do negro.

 

Antropologia Cultural

            A palavra Antropologia deriva do grego e significa pensamento do homem, afinal analisa as características biológicas, culturais e sociais dos seres humanos.

            Antropologia Cultural é o estudo do comportamento humano, das crenças religiosas e dos sistemas simbólicos. Esta permite compreendermos quem somos através do estudo do comportamento do outro, analisa assim a essência humana.

            Quando percebemos que somos essencialmente coletivos, percebemos que o indivíduo exacerbado que existe atualmente em nossa sociedade foi algo historicamente construído, ou seja, o ser humano não possui uma essência solitária, pois precisa do outro para poder sobreviver.

            Nossas características e hábitos são humanos por sermos inseridos em grupo social e aprendermos a reconhecer determinados símbolos e por expressarmos os nossos sentimentos.

            A capacidade que o homem tem de raciocinar está ligada á capacidade que ele tem de trabalhar e são essas potencialidades humanas, de pensar e utilizar a inteligência para sanar suas vicissitudes que diferenciam o homem dos outros seres.

             A cultura possui diversas definições que variam com o passar do tempo, mas o elemento fundamental das preocupações com a mesma foi a constatação da variedade de modos de vida entre povos e nações. Apesar de várias definições, duas concepções são mais discutidas e aceitas; a que cultura é todos os aspectos de uma realidade social e a que é um conhecimento, idéias ou crenças de um povo.

                   É importante apenas buscar compreender as diversidades culturais e respeitá-las acima de tudo, pois somente através da tolerância poderemos construir um mundo melhor, onde todos terão o direito de expressar suas verdades, sem que haja preconceitos, afinal o ser humano é coletivo, que por meio do trabalho e da sua capacidade de pensar, modifica a natureza, criando códigos de comunicação que são utilizados no grupo específico ao qual pertence. 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário