terça-feira, 23 de julho de 2013

LINDAS FOTOS

Quem tem a pele negra e os cabelos cacheados sempre fica em dúvida na hora de se maquiar e de cuidar dos fios.


O tom da base ideal, o que fazer para manter os fios hidratados e como criar um penteado diferente podem ser um tormento. Mas nada do que alguns truques de especialistas não resolvam.
Segundo o cabeleireiro Fernando Fernandes, especialista em cabelos afro, existem algumas táticas para domar os fios rebeldes.
"O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc", alerta o especialista.
Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês.
Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo, mas algumas ainda preferem cabelos lisos o tempo todo, neste caso, o ideal é optar pelo alisamento. O procedimento é semelhante ao relaxamento. O que muda é a ação do produto.
"O alisamento ainda é preferência entre as afro-brasileiras. O melhor sistema é o americano, que tem uma técnica diferente. A escova progressiva ou essas da ‘moda’ não são tão eficazes", diz Fernandes.
O alisamento americano é feito à base de Guanidina e custa cerca de R$ 250, 00 em média. Para manter os fios bonitos, a raiz deve ser retocada a cada 60 dias.
Americana Queen Latifah cantora e faz maior sucesso no cinema, e já passou do 40 anos. Simplesmente linda.


Beleza da Mulher Africana
Muitas mulheres africanas que ficam longe de toda tecnologia possível para manter os cabelos, conseguem chamar a atenção pela sua exuberância, colorido e sensualidade.
 
Etiopia-5

Hammar


Out_Coord_(1_of_1)copy
Mulher Hammar

joey1
joey2
joey4

joey6
Minolta DSC
.

joey8
joey3
joey5


Hammar



Mulher Hammar
Vale do Rio Omo, Etiópia

As Cruzes da Fé



 

O Passar do Tempo






De que são feitos os dias?
De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.
Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inatuais esperanças.
De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
- do medo que encadeia
todas essas mudanças.
Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças…
(Cecília Meireles)
 

Lalibela




20121103-201903.jpg
20121103-201909.jpg
20121103-201925.jpg
as Igrejas Coptas de Lalibela.
As Igrejas de Rocha de Lalibela, Património da Humanidade, são uma das mais extraordinárias obras do engenho humano que me foi dado ver em 30 anos de viagens pelo Mundo.
São um conjunto de 11 igrejas escavadas, talhadas ou esculpidas em gigantescos monolitos, entre os séculos XII e XIII da nossa era. A edificação de uma “Nova Jerusalém” no interior da Etiópia, 700 kilometros a noroeste de Adis, é atribuída ao Rei Lalibela.
Durante uma peregrinação à Terra Santa, Lalibela percebeu que as crescentes conquistas da expansão muçulmana dificultavam o acesso dos peregrinos. Recebeu, então, a inspiração (e, segundo a crença local o conhecimento, técnica, os planos e até as cores) divina para a edificação das igrejas.
O conjunto divide-se em dois conjuntos de 5 igrejas, interligadas entre si, separados pelo Rio Jordão, assim rebatizado pelo Rei. A decima primeira – distanciada do conjunto das outras dez, mas ligada por um complexo sistema de valas profundas, e a mais espectacular de todas é Biete Gihorgis (A Casa de S. Jorge), uma inacreditável construção cruciforme, com 20 metros de altura talhados num único bloco de Rocha, escavado pelo interior, num feito que a engenharia actual não desdenharia.
Para mim,leigo na matéria, é simplesmente impossível compreender com que técnica, com que cálculos, com que ferramentas foi possível construir, há 800 anos atrás, este prodígio. Fica-me o pasmo.
Lalibela é um local maior do culto Cristão Ortodoxo Copta da Etiópia. Chegar a Biete Gihorgis ao nascer do sol num dia de culto, o esplendor primevo da construção, os Coptas nos seus trajes brancos concentrados nos livros de textos sagrados escritos em língua antiga, a luz mansa do amanhecer, é uma imagem que me vai acompanhar para sempre.


20121103-201918.jpg
20121103-201933.jpg
20121103-201940.jpg
Fotografias: João Martins Pereira


JMPhoto





 com duas galerias de retratos sobre os Coptas da Etiópia.
As imagens foram feitas na região de Lalibela, um dos mais belos e imponentes conjuntos de igrejas de rocha do Norte da Etiópia e um importante centro de peregrinação e culto para os Cristãos Ortodoxos da Etiópia. A este tema voltarei com um conjunto de imagens das igrejas propriamente ditas, um prodigio de técnica, engenharia e arquitectura do seculo XI. É uso dizer-se que a Fé move montanhas, aqui, em nome da Fé, talhou-se, misteriosamente, a rocha.
Nestas imagens optei pelo preto e branco para acentuar a força e a expressividade dos olhares.








Toronto Art Fair e Eu


20121028-123644.jpg
Addis Abeba
20121028-123654.jpg
Jodhpur
Fotografias: João Martins Pereira





Nenhum comentário:

Postar um comentário