terça-feira, 23 de julho de 2013

As incríveis maquiagens dos meninos do Rio Omo

 



No vale do Rio Omo, no sul da Etiópia, povos seminômades conduzem grandes rebanhos de gados em busca da melhor pastagem, pelas margens do rio.

Estes povos que vivem em estrema pobreza mostraram sua beleza selvagem. As crianças dos Surma e Mursi (tribos do sul da Etiópia) vestiram suas mais belas “roupas”, e fizeram as mais criativas “maquiagens” para serem fotografados por Hans Silvéster, um fotógrafo alemão que com muito talento registrou imagens que impressionam pela beleza. Com lama do rio, frutas, pedra moída, flores, ramos e até urina de vacas, eles criam verdadeiras obras de arte nos seus corpos.



As vibrantes estampas têm que ser refeitas duas ou três vezes por dia, e em muitos casos funciona como um vocabulário entre eles. Além da decoração corporal e da expressão de cultura, as pinturas também tem uma finalidade prática, quando o ash é misturado na urina de vaca, para formar a base das “tintas” ele se transforma em um poderoso repelente natural. E assim, os povos daquela região, longe das técnicas dos grandes nomes da maquiagem, cria sua própria moda, e fazem muito mais que se simplesmente se ornamentar, eles mantêm seus ritos, suas tradições e sua autenticidade, como se pode constatar nas imagens de Hans.
A interação com a natureza é muito grande e ela fornece tudo, casa, comida, e roupa. A África é bela, e fica muito mais bonita com as incríveis maquiagens dos meninos do Rio Omo.


 




























2 comentários: