terça-feira, 23 de julho de 2013

Cultura afrodescendente O mundo não tem cor Todos somos iguais.



Cultura Afrodescendente

Cultura afrodescendente

A cultura africana deixou várias influências positivas na cultura afrodescendente no Brasil, embora muitas pessoas desconheçam a diversidade cultural que surgiu a partir dessa miscigenação.

 

A África foi “descoberta” no período das grandes navegações pelos europeus que subornavam os chefes das tribos africanas com quinquilharias, aguardente e tabaco em troca dos melhores guerreiros da tribo que seriam escravizados. Durante a época da escravidão no Brasil, ao chegarem aqui, houve uma miscigenação de africanos com os povos que viviam aqui (os índios e europeus). Essa miscigenação deu origem a novas raças chamadas de mulatos ( negro + branco), caboclos ( branco + índio) e cafuzos ( negro + índio).
O Brasil é o país com a maior população africana fora da África, sendo que mais de 50% da população brasileira é de origem africana. Por conta desse grande número de pessoas vindo da África, residindo aqui, a cultura de origem africana está extremamente presente no cotidiano das pessoas no Brasil. Essa cultura manifesta-se na arte, religião, música e culinária.
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma maravilhosa arte afro-brasileira. Os materiais utilizados na confecção das peças da cultura afrobrasileira geralmente são palha, búzios, contas, objetos característicos das vestimentas dos orixás do Candomblé utilizadas em rituais, além de serem elementos extraídos da natureza.
Esses negros que foram trazidos para o Brasil no período colonial tentaram a todo custo manter suas raízes e especialmente suas tradições religiosas. Porém essas formas de religiosidade entraram em contato com outras formas de cultura do país, como o catolicismo e o espiritismo, dando origem às duas mais importantes expressões religiosas afrobrasileiras, a Umbanda e o Candomblé.
Na música a cultura afrodescendente tem como o principal influência o samba, sendo que hoje em dia esse estilo musical é um dos atrativos que definem muito bem a cultura brasileira. Na tradição brasileira existe uma festa muito famosa, o Carnaval que é um dos subgêneros do samba. Mas além do samba existem outros cantos e danças que são muito populares e conquistam o Brasil de ponta a ponta como o Maracatu, a Congada, a Cavalhada, Moçambique, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada, maxixe, maculelê. Há ainda a capoeira, uma dança muito conhecida, que possui vários movimentos de luta por conta de sua origem, já que foi desenvolvida inicialmente para defesa, porém os negros adaptaram os movimentos às danças típicas deles para que eles pudessem treinar sem que os capatazes suspeitassem.
A culinária brasileira nada mais é do que uma mistura de tradições, sendo que a mais presente é a africana. Os escravos que viviam no Brasil tinham na memória os temperos e gostos de sua terra, porém eles não tinham uma boa alimentação, pois comiam os restos de seus senhores. Nessa situação os negros se viravam com o que tinham, foi aí que surgiu a famosa feijoada, onde pés e orelhas de porco, linguiça, carne-seca, eram misturados com feijão e cozidos num grande caldeirão. A culinária baiana é a que mais possui influência da tradição africana, seus pratos típicos são acarajé, caruru, vatapá e moqueca. Todos são preparados com o azeite de dendê extraído de uma palmeira africana que foi trazida para o Brasil no período colonial.

 










 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário