terça-feira, 16 de julho de 2013

Opinião


 

Projeto Eu Sou Comunidade  Consciente

Basta olhar para o lado e você vai perceber a quantidade enorme de trabalho a fazer, mas com certeza não ver a mesma quantidade de pessoas dispostas a ajudar. Uma vez por ano acontece o Dia Internacional do Voluntariado, em que milhares de pessoas se mobilizam para fazer algo pelo próximo, sejam apenas coisas simples como cortar cabelo ou contar histórias numa escola, mas que fazem toda a diferença na vida de quem precisa. Uma das grandes dificuldades para que alguém faça trabalho voluntário é a falta de tempo ou a falta de disposição.
Como fazer trabalho voluntário e ajudar minha comunidade
Se você quer fazer algum tipo de trabalho voluntário e dispõe de algum tempo para isso, o que falta é apenas começar. Muitas são as opções de coisas a fazer, basta uma simples análise do que seu bairro, sua comunidade precisam e do que você pode oferecer. Pensem quais é as suas habilidades, o que você poderia oferecer à sua comunidade e que faria diferença na vida das pessoas. Não precisa ser algo grande, afinal é preciso que seja viável.
Pode ser que você tenha um espaço inutilizado em casa, uma boa função para ele seria formar um clube de leitura nele, onde pessoas com dificuldades poderiam tirar suas dúvidas com você, doar e receber livros, assim além de fazer a sua parte como cidadão você ainda envolve a sua comunidade, estimulando outras pessoas a tomar atitudes parecidas. Tem alguma habilidade artística? Uma ótima idéia é criar cursos para pessoas aprenderem a fazer artesanato. Isso pode ajudá-las a gerar renda para suas famílias ou sair de uma rotina triste e enfadonha.
Você deve estar se perguntando… Mas e se não posso fazer nenhuma das coisas acima? Você já reparou quanta gente fica sozinha em hospitais e asilos? Às vezes essas pessoas não precisam de mais que alguém para conversar, desabafar as experiências de abandono, de dor que estão passando. Se você gosta de bater um papo e tem um bom coração, uma boa pedida é fazer uma garrafa de café e ir fazer companhia a uma dessas pessoas. Seja com seu sorriso e atenção ou seu café você vai aquecer o coração de alguém.
O principal entrave para o trabalho voluntário é a falta de disposição. É muito mais cômodo passar as horas de ócio, em casa vendo televisão do que ajudando alguém. Se você já tem a vontade de começar, saiba que é o essencial. Procure algo que possa fazer e não deixe essa vontade morrer!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário