
Os homens usam essas máscaras nas vila em ocasiões de iniciações e de rituais da liderança, mas as máscaras não são ligadas oficialmente a estes eventos.
Os homens dançam com os trajes femininos que dão a seus corpos uma aparência feminina, e suas danças "ensinam a mulheres maneiras graciosas e atitudes e gestos refinados."
As máscaras representam um antepassado de mulher bonita que morreu em sua juventude, que explica a imagem do olho e a aparência um tanto magra. Este tema da morte é relacionado aos ceremonias de iniciação em que as crianças simbolicamente "morrem" e é renascem como adultos.
Para evocar o espírito do antepassado dos poderes da fertilidade, a máscara são projetadas para demonstrar e comemorar o ideal feminino do Chokwe da beleza e da integridade.
Por o exemplo, a cara simétrica com seus nariz fino, reto e sobrancelhas elevadas tem um revestimento lustruzo, liso e uma aparência jovem para indicar a beleza.
Os padrões elaborados e detalhados dos cabelos e do “assustador”, é marcante presença na máscara.
A cara dos puo de Mwana é composta para mostrar o controle da integridade e do caráter , e seus "olhos do estilo do feijão café" um olhar interno para indicar a espiritualidade. O metal em torno dos olhos, marca também a outra natureza secular da máscara enquanto brilha na luz solar quando a máscara está sendo usada
Nenhum comentário:
Postar um comentário