sexta-feira, 12 de julho de 2013

SER NEGRO É UMA QUESTÃO DA COR DA PELE?



Ronaldinho levantou a polêmica ao dizer em alto e bom som que não é negro. Nem mesmo sua retratação serviu para pôr panos quentes no assunto. Quando um dos maiores ídolos brasileiros da atualidade não assume suas raízes, é natural que a pergunta assuma proporções ainda maiores. Cinco jovens deram sua opinião sobre o fenômeno da negritude estar ou não associado à cor da pele
 
"Na escola os livros trazem sempre o negro como escravo apanhando. Uma criança vai querer ser descendente de escravos?", pergunta Evânio Telles de Matos, um negro de pele bem clara, no nosso debate. Nos Estados Unidos tudo foi diferente. As Ações Afirmativas começaram com a abolição da escravatura. Numa espécie de cadastro, todos aparecem no documento como negros de primeira geração. As miscigenações que aconteceram depois, clareando as peles das pessoas, não as tornaram brancas. Este mês, no cinema, com as estréias de Quarteto Fantástico eSin City, poderemos ver atrizes como Jessica Alba ou Rosário Dawson felizes se assumindo como negras. Assim como Jennifer Lopez e outras. Lá, pelo menos até a quinta geração, vai constar negro no documento, independentemente da cor da pele. Ter de provar com documento pode ser radical, ainda mais aqui, em que 8 entre 10 brasileiros têm descendência negra. Por causa das nossas (bem-vindas) misturas, fica difícil saber quem é negro. É uma discussão sem fim. Vamos ver o pensam nossos convidados.
"A QUESTÃO DA NEGRITUDE É A DE ASSUMIR-SE COMO NEGRO, IDENTIFICAR-SE NEGRO, SENTIR-SE NEGRO"
EVÂNIO
Evânio Telles de Matos, 32 anos, ator
Raça Brasil - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, recentemente falou que as pessoas no Brasil definem o negro pela cor da pele. Ronaldo declarou publicamente não ser negro. Afinal, ser negro é questão da cor da pele?
Vanessa -
Cor da pele não interfere na sua raça. Tenho a pele clara, mas meus bisavós maternos e paternos são negros, por isso falo que sou negra. Minha família veio do Nordeste, meus olhos claros talvez sejam herança dos holandeses.
Jarbas - O Brasil é miscigenado. O problema no Brasil é que, politicamente, ser negro é ser inferior, basta ver o depoimento do Ronaldinho. Uma criança negra que está sofrendo este primeiro tipo de preconceito também vai querer fazer de tudo para não se sentir negra, porque o ídolo dela não se sente negro. É frustrante, principalmente porque vem de quem poderia dar o exemplo...
Denise - A questão da negritude não está só na cor da pele, está muito mais enraizada nos nossos genes. Muitas pessoas não têm consciência disso. Elas acham que é só a cor da pele que define o ser negro. Somos uns miscegenados. Não tem como negar, nossas raízes, nossa genética, não tem como negar...
Evânio - A questão da negritude é a de assumir-se negro, identificar-se negro, sentir-se negro. É mais reconhecer-se, independentemente da cor da pele. Por que eu posso me assumir negro, embora não seja preto. Sou de uma família numerosa. Sou o mais negro. Tenho cabelos crespos, olhos puxados. Ser negro é sentir-se negro pela da minha ascendência. Acho que o Ronaldinho fez uma declaração sem pensar. Na Europa, onde vive, as pessoas o vêem como negro.
Emerson - O comentário do Ronaldinho foi infeliz e impensado. Foi pura falta de cultura, não me afetou. Muitos acham que, ser negro ou não, funciona de acordo com a cor da pele. A miscigenação é importante. Mas, como o Evânio falou, a condição de ser ou não ser negro é muito individual. A gente tem que se identificar com a cor, tem que se identificar com o que é ser negro, que é algo que vai muito além da cor da pele. É uma questão de coragem e de opinião. Ser negro envolve cultura, antepassados, envolve atitude, coragem, o ato de se autodeclarar negro.
Jarbas - No caso da minha família é diferente. Não tenho miscigenação nenhuma. Meus bisavós foram escravos, chegaram a pegar a Lei do Ventre Livre. Meu pai comentou que em nossa família nunca houve miscigenação.
"EXISTE UMA HERANÇA GENÉTICA. AO PERCEBER A HISTÓRIA DO NEGRO, EM VEZ DE A PESSOA SE ENVERGONHAR, VAI SE ORGULHAR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário