sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sábio é o que se inspira na ignorância alheia sem ser afetado pela mesma
Feliz é o que vive pelos momentos e sabe exatamente a hora de parar, recomeçar e reviver
Tolo é o que pensa ser muito não sendo Nada - a não ser um amontoado de vazios
A felicidade provém da tolice - e por passar pelos tolos - para galgarmos a tão ansiada Sabedoria.
 mas chegamos lá
Já os tolos e néscios...serão sempre tolos e néscios.

PROJETO


 Realizar estudos que possam subsidiar a formulação e execução de políticas públicas de promoção da igualdade racial;
· Estudar e divulgar a realidade dos afrodescendentes na sociedade brasileira; com vistas a criar mecanismos de combate ao racismo e às discriminações;
· Registrar a memória social afrobrasileira;
· Capacitar educadores em geral para que promovam atitudes de respeito às culturas dos grupos etnicorraciais e sociais presentes na escola e organizem programas e materiais de ensino que visem ao diálogo entre essas culturas.
 
 
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
 
Objetivos: apoiar, organizar, realizar reuniões científicas em que se apresentem, analisem, discutam pesquisas de interesse da população negra.
Educação para as Africanidades
Objetivos: elucidar a história e cultura dos negros brasileiros, de outras diásporas, bem como do continente africano e desenvolver atividades de educação patrimonial, a fim de preservar as africanidades brasileiras e educar relações etnicorraciais.
Formação de Educadores
Objetivos: instrumentalizar a ação pedagógica de educadores da rede pública e privada, com o intuito de promover uma educação que considere a diversidade etnicorracial do país.
Memória Social e Intelectual dos Afrobrasileiros
Objetivos: identificar, localizar, organizar, disponibilizar, obter a guarda ou a cedência de documentos, objetos que registrem e testemunhem a participação social e a produção intelectual, científica, técnica e artística de afrobrasileiros.
Relações Raciais no Brasil Contemporâneo
Objetivos: promover a discussão dos processos das relações etnicorraciais, focalizando os desdobramentos nas diferentes dimensões da vida social no Brasil, sistematizar os recentes desenvolvimentos teóricos na área e identificar propostas de políticas públicas voltadas para populações ou grupos discriminados.
 
Riquezas culturais
 
 
 
O Brasil fascina por sua miscigenação de raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas, e suas várias facetas refletidas na cultura nacional. Culinária, música, artesanato, arquitetura, produções artísticas e festas populares ultrapassam as fronteiras do território nacional. O País conta com 17 bens culturais e naturais tombados pelo Patrimônio Mundial da Unesco e uma das maravilhas do mundo contemporâneo, o Cristo Redentor.
Tamires Kopp/Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)Artesã do Núcleo Recreio, da Cooperafis - Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (BA)Ampliar
  • Artesã do Núcleo Recreio, da Cooperafis - Cooperativa Regional de Artesãs Fibras do Sertão (BA)
O grande número de etnias gera um ambiente social no qual o povo absorve o pluralismo, o respeito às diferenças e a troca de experiências. Tal convivência pacífica resulta em manifestações culturais versáteis e cheias de originalidade. A diversidade também dá o tom no rico acervo arquitetônico, desde o colonial barroco até o modernismo da capital federal, Brasília.
A imigração no Brasil foi de extrema importância para a formação da cultura nacional. Características dos quatro cantos do mundo foram incorporadas ao longo dos cinco séculos desde a chegada dos portugueses, em 1500. Além das contribuições de índios, negros e portugueses, a expressiva vinda de imigrantes de todas as partes da Europa, do Oriente Médio e da Ásia influenciou a formação do povo brasileiro. A imigração de países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia, também contribuiu para a diversificação de costumes, hábitos e crenças, mas com um idioma comum.
Apesar de sua extensão territorial, fala-se o mesmo idioma em todas as regiões brasileiras. O português é a quinta língua mais falada, e a terceira entre as ocidentais, após o inglês e o espanhol. A Constituição Brasileira assegura o pleno exercício dos direitos culturais e define que o estado deve apoiar, incentivar e valorizar suas manifestações, além de proteger as culturas indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

 

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