A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base
voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais
limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não
deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários
das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por
exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os
fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em
geral. Situa-se o conceito de responsabilidade social a dois níveis:
Nível
interno: relaciona-se com os trabalhadores
e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e
que, por seu turno, podem influenciar os seus resultados.
Nível
externo: têm em conta as conseqüências das
ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o
ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente. Fatores que
originaram o conceito a RSE São diversos os fatores que deram origem à
necessidade de se observar uma responsabilidade acrescida das organizações.
Num contexto da globalização e de
mutação industrial em larga escala, emergiram novas preocupações e
expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos
investidores. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores,
adotam, progressivamente critérios sociais nas suas decisões (ex.: os
consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões
de compra de produtos). Os danos causados ao ambiente pelas atividades
econômicas, (ex.: marés negras, fugas radioativas) tem gerado preocupações
crescentes entre os cidadãos e diversas entidades coletivas, pressionando as
empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades
reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais
apropriados e a vigilância da sua aplicação.
Os meios de comunicação social e as
modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade
empresarial e econômica a uma maior transparência. Daqui tem resultado um
conhecimento mais rápido e mais profundo das ações empresariais – tanto as
socialmente irresponsáveis (nefastas) como as que representam bons exemplos
(e que, por isso, são passíveis de imitação) – com consequências notáveis na
reputação e na imagem das empresas.
Responsabilidade
Social diz respeito ao cumprimento dos
deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.Existem
várias outras a definições para o termo responsabilidade. Podemos citar,
entre elas, as seguintes:Alguns sociólogos entendem como sendo
responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou
permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que
recebe o impacto.
Podemos citar um exemplo: A
implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era
utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda
desse acesso, exigindo a criação de novas formas de alcançar o que estava
posto e estabelecendo um novo cenário para o local.Como compensar aos nativos
e a natureza por essa "invasão"? Aplica-se no caso atos contínuos
que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores
com meios compensatórios de forma a evitar o máximo mudanças bruscas.
Observe-se que há outras
interpretações.
Outro
exemplo:
Uma empresa que patrocina um time de
futebol ou volei que supostamente tem condições de se manter sozinho é responsabilidade
social?Sim, desde que a relevancia do fato de determinada empresa efetuar tal
patrocínio tenha relevancia social e seja de amplo espectro de aplicação.
Tornando mais fácil ao acesso da educação, esporte, cultura, entre outros a
comunidade local envolvida.
Responsabilidade
social corporativa
É o conjunto amplo de ações que
beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas,
levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde,
transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou
criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a
comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua
atuação da empresa e da própria população.
Responsabilidade Social Empresarial é
a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes
interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e
na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas
partes interessadas objetivando um canal de diálogo.
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