Apesar de ter nascido livre, ele foi capturado aos 7 anos de idade, sendo entregue a um padre, que o batizou com o nome de Francisco. Desde criança o menino demonstrava ter grande inteligência, sendo favorecido pela admiração do padre, tanto que aos 10 anos já havia aprendido português e latim e aos 12 era coroinha, ajudando o padre na celebração da missa.
No entanto quando tinha 15 anos ele fugiu para o quilombo dos Palmares, adotando o nome de Zumbi. Mais tarde em 1675, o quilombo foi atacado por soldados portugueses, Zumbi ajudou na defesa, mostrando-se um grande guerreiro. Após uma dura batalha, os soltados portugueses se veem obrigados a partir em retirada para o Recife.
Porém 3 anos depois, o governador da Província de Pernambuco aproxima-se do então líder do quilombo Ganga Zumba para tentar um acordo, mas Zumbi não aceita o acordo que daria a liberdade aos quilombolas, pois ele achava injusto serem livres enquanto os negros da fazendo continuariam como escravos.
Então pouco tempo depois, em 1680, quando Zumbi tinha 25 anos de idade, se tornou o líder do quilombo dos Palmares, comandando, resistindo com seus companheiros contras as tropas do governo. Durante o tempo em que Zumbi foi líder a comunidade cresceu muito, chegando a cerca de 30 mil habitantes, se fortalecendo cada vez mais, produzindo tudo o que precisavam para viver, habitando livremente de acordo com sua cultura.
Então pouco tempo depois, em 1680, quando Zumbi tinha 25 anos de idade, se tornou o líder do quilombo dos Palmares, comandando, resistindo com seus companheiros contras as tropas do governo. Durante o tempo em que Zumbi foi líder a comunidade cresceu muito, chegando a cerca de 30 mil habitantes, se fortalecendo cada vez mais, produzindo tudo o que precisavam para viver, habitando livremente de acordo com sua cultura.
Assim o quilombo dos Palmares obteve várias vitórias contra os soldados portugueses, pois Zumbi era muito habilidoso quando se tratava de estratégias e organização, além de ter coragem e conhecimentos militares. Porém em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo, destruindo a sede do quilombo, Macaco.
Zumbi é ferido, mas consegue fugir, no entanto um antigo companheiro o trai, juntando-se ao capitão Furtado de Mendonça que o apunhalou, entregando-o às tropas. Então em 20 de novembro de 1965, aos 40 anos de idade, Zumbi foi degolado, tendo sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife.
Por ser um dos grandes líderes de nossa história, lutando contra o governo português, pela liberdade em todos os aspectos, o dia da morte de Zumbi 20 de novembro é lembrado e comemorado até hoje, como o Dia da Consciência Negra.
Zumbi : líder do Quilombo dos Palmares
|
História dos Quilombos
No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situação em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na época colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.
Na ocasião em que Pernambuco foi invadida pelos holandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Este fato beneficiou a fuga de um grande número de escravos. Estes, após fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.
Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este já abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, também conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas; situação que incomodava os habitantes.
Esta situação fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combatê-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este último contou com os serviços do bandeirante Domingos Jorge Velho.
A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.
Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário