NA ESFERA RELIGIOSA
Há uma opinião difundida em um deus supremo, original e transcendente
Os africanos têm um sentido muito forte do sagrado e um sentido do mistério; há uma referencia elevada para lugares, pessoas e objetos sagrados, e são comemorados pontualmente nos seus devidos tempos.
A opinião da vida após a morte é incorporada nos mitos e em cerimônias funerais.
O mundo invisível dos espíritos e dos antepassados está sempre atualizado, e as intenções desses espíritos podem ser verificadas; muito cuidado é tomado para verificar sempre a vontade dos espíritos e para quem os sacrifícios podem ser oferecidos, ou de quem a proteção pode ser dada.
Os vínculos na religião são um todo na vida, lá não tem nenhuma divisão entre a vida e a religião.
Os antepassados intermedeiam entre Deus e o homem.
A opinião na eficácia da oração intercessora é muito difundida.
A purificação corporal é obrigatória, antes que um possa se aproximar para oferecer o sacrifício a Deus, para a purificação espiritual também.
Acredita-se que o mau caminho prejudica toda a comunidade, então são feitos alguns rituais periódicos de purificação, a fim promover o bem-estar público.
A adoração requer uma atitude fundamental de disciplina e de reverencias.
O perdão é final e reconhecido por todos: uma ofensa, uma vez perdoada, nunca mais é recordada.
NA ESFERA RITUAL
Os rituais são parte essencial da vida social.
Os antepassados e os mortos são invocados por rituais.
Os ciclos anuais e os estágios da vida são santificados pela ação ritual. A atenção ritual é dada nas situações de crise.
A pessoa, o corpo e a alma por inteiro, são envolvidos totalmente na adoração.
Na adoração e no sacrifício há uma responsabilidade que cada pessoa contribui com sua parte e participação.
Os símbolos constroem uma ponte sobre as esferas do sagrado e o secular, e é assim que se torna possível uma vista equilibrada e unificada dentro da realidade.
Rituais de passagem, de iniciação e de consagração são fortemente difundidos.
Há muitos ritos de purificação para as pessoas e para a comunidade.
O doente curado nos rituais envolve sua família e a comunidade.
O sagrado religioso é preservado no ritual, no vestuário e nos arranjos dos lugares de adoração.
Algumas das orações tradicionais são ricas e muito significativas.
NA ESFERA DA MORAL RELIGIOSA
Há um respeito para a vida: as crianças são estimadas, os abortos são abominados.
O sagrado da vida humana é guardado por tabus e por rituais.
Há um respeito pela dignidade do homem; cada homem tem seu próprio caminho inalienável, ("destino").
Ser fiel nos empreendimentos é considerado como, ver o homem como de bem.
Esse caráter moral de vida é totalmente aceito, e também é mostrado entre outras coisas, pelas pessoas em seu modo de viver a sua própria vida.
O erro (pecado) é percebido em suas dimensões pessoais e íntimas.
Na moderação no uso do álcool: somente os adultos podem beber. A embriaguez é vergonhosa. A moderação é tida certamente em cada aspecto do comportamento humano.
NA ESFERA DE CULTURAL RELIGIOSA:
Toda atenção é dada para que o homem se sinta bem dentro de seu ambiente e a de ter a sensação de repouso nele.
A tradição é percebida com as histórias, nos poemas, nos hinos, nos provérbios, nas cirandas e na arte.
A comunidade inteira é envolvida no treinamento dos jovens, e na instrução necessária de toda a comunidade e um aspecto social.
A instrução moral da juventude é feita seriamente.
A vida tem uma dimensão festiva e é comemorada em ritos adequados.
Os mais velhos tem uma estima muito elevada pela comunidade.
Consideram sua sabedoria como profética, isto é, com a capacidade de dar o sentido total e certo para viver nas circunstâncias dos dias atuais.
O silêncio é respeitado como grande valor e qualidade.
Existe uma união e uma aliança entre as famílias e as pessoas; as provisões culturais sustentam toda uma estabilidade da comunidade.
A juventude é uma iniciação gradual para vida e para a sociedade.
As alianças de sangue (de família) são preservadas e se rompem raramente.
NA ESFERA DE SOCIAL RELIGIOSA
A hospitalidade é um dever e é o valor mais comum tradicional africano, da África toda.
Entre os parentes e os povos de um mesmo clã existe um sentido muito forte de compartilhar, da solidariedade e da troca.
Os esforços são feitos para manter e promover a justiça e a paz dentro da comunidade.
A união familiar e a família numerosa foram e ainda são os pivôs de todo o sistema social africano.
O respeito para toda autoridade, foi sancionado pelos antepassados, é uma forte representação em comum na África.
Os pobres e os doentes são cuidados pela comunidade, assim com as viúvas e os órfãos
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