terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PARTE DO LIVRO IROKO




Ìrókò não é Òrìsà (divindades descendentes de Olódùmarè, tendo como seu líder, Òrìsà nlá), ele é Ìwìn (O espírito da árvore, criado por Obàtálá).
A respeito de ele possuir cantigas, Pèrègún possui também e não é Òrìsà, Ojúoro possui também e não é òrìsà.A respeito da Ilustre Ìyá Cidália (pessoa que tem meu respeito) não posso dizer o que ela incorpora ou entra em transe, pois, infelizmente não a conheço pessoalmente... Mas deixo claro a vc que, quando uma pessoa é feita de Ìrókò ou ela é de feita Olúwéré, ou ela incorpora Egúngún, Àbíkú alguma coisa desta. Por que Olúwéré é o “ORIXÁ” da Árvore ÌRÓKÒ. Quando falamos que uma pessoa é filha de Ìrókò, estamos nos referindo a Olúwéré. Ìrókò é cultuado apenas como árvore sagrada (Ìwìn). Como Òrìsà, seria uma menção a Olúwéré. Assim como Òsun pode ser cultuada aos pés do Pèrègún, Òrúnmìlà aos pés do Igi Òpè, Ògún aos pés do Akòko. Olúwéré é cultuado aos pés do Ìrókò...
A respeito de obras literárias, a obra que faz menção a Olúwéré é “Ewé Òrìsà – José Flávio Pessoa de Barros & Eduardo Napoleão”, página 255. Quando ele menciona uma linha de um oríkì realizado a Ìrókò = Ìrókò Olúwéré Ògìyán Èlèijù (Ìrókò Olúwére comedor de inhame pilado no âmago da floresta), já que, Ògìyán é um título de Olúwéré assim como é de Obàtálá, Odùdúwà, Akínjolé e etc...
Irókò é uma árvore sagrada relacionada à várias energias, tais como:
ÒRÌSÀ OLÚWÉRÉ, ÌYÁ MI ELÉYE, ÀBÍKÚ, ÒRÌSÀ OKO, OBÀTÁLÁ E ETC...
A árvore de Irókò é cultuada como òrìsà, devido sua importância e forte relação com muitas divindades.
Mas, para Irókò (árvore sagrada) não possui iniciação, a iniciação é para o òrìsà OLÚWÉRÉ!
Quando falamos que ÌRÓKÒ não é òrìsà estamos nos referindo ao fato de que ele não é uma divindade que se manifeste em uma pessoa, ou seja, um ORÍSA...
Mas, a árvore de Ìrókò, por representar e estar relacionada à várias energias é cultuada pelos yorùbá como divindade (òrìsà), e por ser o símbolo maior de OLÚWÉRÉ.
Ìrókò é o orixá da cura, da paz, da harmonia social, da tranquilidade, da fertilidade e do poder espiritual. Capaz de atrair e preservar o axé, tem como símbolos máximos a árvore sagrada ìrókò e florestas, parques e jardins. Tem por símbolos também o espaço, o tempo, a terra, òta (pedra de assentamento), ìrùkèrè (cauda de animal que, após preparo artesanal e mágico, é carregada por sacerdotes e reis como sinal de realeza e poder) e búzios. Ìrókò veste branco e colares multicoloridos. Tem relação estreita com Egbé, Ossaim, Egungun, Geledé e Iyami Oxorongá, entre outros orixás. Favorece o desenvolvimento do ori e da sensibilidade às energias sutis: por isso, um de seus nomes é Olúwéré, Senhor dos mistérios e da rapidez. O fato de Ìrókò favorecer o desenvolvimento do ori faz com que alivie estados de perturbação mental e estimule firmeza e estabilidade pessoais, tornando a pessoa mais forte e apta a enfrentar os desafios da vida. É cultuado em sinal de gratidão à natureza, por tudo o que ela oferece ao homem.
Iroko vive na mais suntuosa átinsá que há numa roça de candomblé' e também nas matas.
Representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós, bisavós, tataravôs. Representa também o seio da natureza, morada dos voduns...
Desrespeitar iroko, (grande e suntuoso átinsá ) é desrespeitar sua dinastia, seus avós, seu sangue...
Iroko representa a história do ilé, assim como, de seu povo...
Protegendo sempre o mesmo das tempestades.
Iroko protege muito seus filhos...

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