MAKEZU _ O FRUTO SAGRADO NA CULTURA BANTU
Makezu,
também conhecido como makazu, mukezu, riquezu, lukezu. Como SIMBOLO
SOCIAL a noz de cola faz parte de todas as atividades da vida diária e
ela está associada a quase todos os eventos sociais. Para uma festa ou
cerimônia para ser recompensado, as nozes de cola têm de ser oferecido
aos convidados, em grandes números, se possível. Cerimônias, como
compromissos, casamentos, nascimentos, que dá nome ao recém-nascido,
batismo, a resolução de conflitos, a reconciliação, visitas aos idosos,
funerais, o terceiro ou o quarto dia de luto ... tudo implica um
imperativo o uso de noz de cola .. Isto mostra que a noz cola-se agora
como um símbolo da hospitalidade, da amizade, a partilha, a compreensão
mútua, respeito, solidariedade e sociabilidade. A expressão 'quebrar a
cola' significa, 'partilha e amizade'. No Camarões, após receber água
potável, ao visitante é oferecido uma noz de cola em sinal de
boas-vindas. Se um homem de Cabinda (como também na Guiné e no Senegal)
pede para casar com uma rapariga, que num primeiro momento, a fim de
desvendar a sua intenção, envia uma certa quantidade de cola nozes à
família da menina, a resposta é devolvido a ele da mesma forma: Para uma
resposta positiva uma noz branca é devolvido, para uma resposta
negativa a noz é o vermelha. Neste caso, a noz é utilizada
principalmente como uma linguagem, como uma forma simbólica de
comunicação entre dois grupos. Nas próximas fases seguintes, até ao
casamento, maiores quantidades de frutas estão a ser oferecidos. Um
hóspede se sentirá ofendido se o responsável pelo convite à casa não
oferece um número importante de nozes de cola durante o evento. Em
terras banto, ninguém vai visitar uma pessoa respeitada sem levar uma
noz de cola. O primeiro contato entre o recém-nascido e o seu meio
ambiente é estabelecida através da noz de cola, como esta é distribuída
para os convidados, enquanto o nome da criança é anunciado. recusando-se
a oferecer ou receber uma noz de cola é um sinal de rancor ou de
conflito, tal aplica-se a toda a gente, ignorando a sua idade, sexo ou
religião.
Dentre
as inúmeras utilizações dos frutos nas configurações sociais, incluem o
nascimento, cerimônias em que uma árvore de cola é plantada para o
recém-nascido, que continuará a ser o seu proprietário ao longo da vida,
morte e ritos em que é plantada uma árvore na cabeça da sepultura de um
defunto chefe. As guerras foram declaradas e evitada pelo ritual
apresentação e troca de noz de cola, insultos ou elogios trocados por
variar a cor da casca rija oferecidos, uma vez que eles vêm na cor
avermelhada e branca variedades, com o branco a ser a mais desejável.
Uma audiência perante uma figura importante da entidade pode envolver a
oferta de alta qualidade de noz de cola para mostrar respeito e, em
muitas áreas, é uma obrigação social de oferecer a qualquer convidado a
noz, com receio de ser dado um insulto. Muitas vezes a partilha da nozes
de cola é uma condição prévia necessária para negócios envolvendo
estrita etiqueta na apresentação, dividindo, e comendo a fruta.
O
Mbuza no Congo (RDC) não iria sem uma noz de cola a um enterro ou
cerimônia de luto de uma pessoa que era acostumado a consumir a noz cola
freqüentemente quando estava viva. Esta é considerada a melhor maneira
de se comunicar com a pessoa e para mostrar elevado respeito a essa
pessoa. É profundamente mantida a dimensão 'partilha e convívio' da cola
...Mas é uma partilha dentro de uma camada restrita da sociedade, entre
homens adultos, que teria o hábito de sessão em conjunto em torno de
uma 'jarra'. Nessas ocasiões, a noz é cercada por uma espécie de
mistério e de sua distribuição 'entre amigos' é ritualizado: uma noz
está escondido sob o sua mão, ele gerencia imperceptivelmente para
quebrar um pedaço que seja imediatamente posto em sua boca e mastigado,
então, fazendo como se apertando as mãos do seu vizinho, ele passa a
parte restante da noz para os próximos para servir-se às escondidas ...
'Proibido para aqueles que não são iniciados' parece ser a mensagem
deste jogo 'sob à mesa 'dignas de um comportamento de casta. Na verdade,
é o 'afrodisíaco', que é privilegiado neste aspecto, assim como o seu
aspecto secreto.
Para
a maioria dos povos banto, adivinhações rituais são uma parte essencial
da vida diária. Um indivíduo lança peças de uma kola e pergunta ao
oráculo na parte da manhã, a fim de determinar o que fazer para tornar o
seu caminho com sucesso por meio do dia, uma família faz uma consulta
para saber se a morte está rondando ou de conhecer a vontade dos
antepassados para a resolução de conflitos no seio do lar; um rei pede
ao conhecimento do seu adivinho a fazer a sua posição de autoridade
segura. adivinhos são também os agentes de memória, os conservantes da
história de um povo, ou, em tempos de crise, os criadores de um
'passado' ou uma 'visão'. Uma pessoa do estatuto muitas vezes é
determinada por aquilo que é revelada em rituais de adivinhação da noz
de cola, no momento do nascimento, provenientes da idade, do casamento, a
investidura sacerdotal ou escritório real, a morte, e outros eventos
críticos.
A
noz de cola também aparece em práticas fetichista e animistica de
adoração. Como um objeto religioso que cumpre uma função essencial neste
contexto como um mediador entre o fetichista e seu paciente, entre
simbolização e linguagem, os vivos e os espíritos.. É utilizado para
adubar o totem antepassado, para se proteger contra o mal influências,
para atrair boa sorte e sucesso. Entre a arte ritual dos Nkanu e Mbeko, o
mais famoso e provavelmente também o mais original Nkisi é o Nkisi
Mpungo, esses povos acreditam que sua força pode realizar todos os seus
desejos e depois de confeccionada a escultura e ativar o poder da força
dentro do objeto com uma semente de noz de cola, é preciso cinco folhas
de capim dandá, uma noz de cola e vinho de palma, os capins são
colocadas em volta do objeto e a mistura da noz mascada com o vinho de
palma é borrifado sobre o capim e o objeto em sí.
Assim,
como herança desses povos, nos reportamos as terras brasilis em
especial para os candomblés angola/kongo que a utiliza (Tal qual os
Bantos, usando os dedos e nunca objetos cortantes para parti-los) em
todas as ocasiões benfazejas. No processo divinatório, para confirmações
de oferendas. A noz de cola combinada com outras plantas, raízes e
favas psicoativas como dandá, noz moscada, etc. reduzidas a pó, é usado
em rituais de cura, no fechamento de corpo e na feitura de santo por
meio de cortes agindo como cicatrizante. Nos sacramentos denominados
massangá, ritual de batismo de água doce (menha) na cabeça (Mutuê) do
iniciado (Ndumbi) usa-se a noz de cola (kezu), no Nkudiá mutuê, ritual
de colocação de forças (Ngunzu, Muki) a santa semente está presente.
Resta-nos (já que estamos em processo de resgate da cultura), como
simbolo social, símbolo da hospitalidade, da amizade, a partilha, a
compreensão mútua, respeito, solidariedade e sociabilidade, passarmos a
ofececer essas nozes e utilizar a expressão 'quebrar a cola' que
significa, 'partilhar amizade»
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