O processo de divisão do cristianismo denominou-se Reforma e às novas igrejas, protestantes. A reação da Igreja católica ao protestantismo chamou-se Contra-Reforma.
Em suma, a vida desregrada, a opulência e o luxo do alto clero, a venda de cargos eclesiásticos, a venda de relíquias “sagradas” e de indulgências (absolvição papal a pecados cometidos) transformaram a Igreja em alvo de contestações.
Venda de indulgencias, pratica católica combatida por protestantes. Ilustração do séc. XVI. Bridgemann art library.
A Reforma na Alemanha
A Reforma iniciou-se na Alemanha. A liderança coube ao frade Martinho Lutero, com suas pregações na Universidade de Wittenberg, na Saxônia, defendendo a doutrina da salvação pela fé. Em 1517, revoltado com a venda das indulgências, fixou as 95 teses, itens onde criticava o sistema clerical, a venda das indulgências e de cargos eclesiásticos.
Martinho Lutero aos 46 anos. Obra de Lucas Cranach, 1529.
A “Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências”, conhecida como “95 Teses”, desafiou a Igreja, a autoridade do papa e a utilidade das indulgências.
As 95 teses impulsionaram o debate teológico resultamdo no nascimento das tradições luteranas, reformadas e anabaptistas no cristianismo. Este documento é considerado um marco da Reforma Protestante.
Texto e Contexto
95 Teses de Martinho Lutero
“21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.
33. Deve-se desconfiar daqueles que dizem que as indulgências do papa são um inestimável dom divino pelo qual o homem se reconcilia com Deus.”
A ação de Lutero foi em grande parte uma resposta à venda de indulgências por João Tetzel, um frade dominicano, delegado do Arcebispo de Mainz e do papa. O objectivo desta campanha de angariação de fundos foi o financiamento da Basílica de S. Pedro em Roma.
Em 1520, o papa Leão X, por meio de uma bula, intimou Lutero a se retratar. Lutero queimou a bula papal, sendo excomungado.
Em 1529, devido à expansão das idéias reformistas, Carlos V convocou uma assembléia, a Dieta de Spira, que decidiu tolerar a doutrina luterana das regiões convertidas. Contudo, o problema foi resolvido somente em 1555, com a Paz de Augsburgo, acordo segundo o qual cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião.
Em 1529, devido à expansão das idéias reformistas, Carlos V convocou uma assembléia, a Dieta de Spira, que decidiu tolerar a doutrina luterana das regiões convertidas. Contudo, o problema foi resolvido somente em 1555, com a Paz de Augsburgo, acordo segundo o qual cada príncipe tinha o direito de escolher a sua religião.
Em 1530, Lutéro escreveu a Confissão de Augsburgo, a doutrina luterana: fé como única fonte de salvação; supressão do clero regular, do celibato e das imagens (ícones); livre interpretação da Bíblia; submissão da Igreja ao Estado; manutenção de dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.*
*(corpo e o sangue de Jesus Cristo estão presentes sob as espécies do pão e do vinho)
A Reforma na Inglaterra
Na Inglaterra, o líder da revolução protestante foi o próprio rei Henrique VIII. Henrique VIII rompeu com o papado porque pretendia desfazer seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena, alegando querer um herdeiro para o trono.
Sendo este casado com Catarina de Aragão e estando apaixonado por Ana Bolena, Henrique solicita ao Papa Clemente VII a anulação do casamento. Perante a recusa do Papado, Henrique faz-se proclamar, em 1531, protector da Igreja inglesa.
Henrique VIII rompeu oficialmente com a Igreja de Roma publicando, pelo Parlamento, o Ato de Supremacia (1534), por meio do qual se tornava chefe da Igreja na Inglaterra, mais tarde denominada anglicana. Excomungado pelo papa, o rei confiscou os bens da Igreja católica no país.
A Reforma Anglicana buscou ser a "via média" entre os extremos romanos e puritanos. Assim aceitam os dois sacramentos do Evangelho: o Santo Batismo, através do qual a pessoa é feita membro da Igreja de Cristo, sendo que tal graça é complementada na Confirmação, e na Santa Comunhão, que une o cristão ao sacrifício de Cristo Jesus que os alimenta com seu corpo e sangue.
O Calvinismo
Na Suíça, região de próspero comércio, a Reforma protestante iniciou-se com Ulrich Zwinglio, seguidor de Lutero. Depois chegou à Suíça o francês João Calvino. Conquistando Genebra com suas pregações, Calvino adquiriu controle da vida religiosa, política e moral dos cidadãos da cidade.
Na Suíça, região de próspero comércio, a Reforma protestante iniciou-se com Ulrich Zwinglio, seguidor de Lutero. Depois chegou à Suíça o francês João Calvino. Conquistando Genebra com suas pregações, Calvino adquiriu controle da vida religiosa, política e moral dos cidadãos da cidade.
Calvino admitia apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia e condenava a adoração de imagens. O culto em suas igrejas resumia-se simplesmente ao comentário sobre a Bíblia, eliminando as cerimônias pomposas.
Vivendo em uma cidade de mercadores, Calvino criou uma doutrina que alicerçava espiritualmente o capitalismo, estimulando o lucro e o trabalho, favorecendo a burguesia.
A Contra-Reforma
A expansão do protestantismo pela Europa fez com que a Igreja católica buscasse contê-la. Foi a Contra-Reforma.
Fundou-se a Companhia de Jesus (1534), idealizada por Ignácio de Loyola, a fim de combater a expansão protestante, com a difusão do catolicismo, através da catequização e a educação.
Em 1545, o papa Paulo III convocou o Concílio de Trento para estudar os problemas da fé. Porém, o Concílio reafirmou os dogmas cristãos, como o princípio da salvação pela fé e boas obras, o culto à Virgem Maria e aos santos, a existência do Purgatório, a infalibilidade do papa, o celibato do clero, a manutenção da hierarquia eclesiástica e a indissolubilidade do casamento.
Por outro lado, proibiu a venda de indulgências, criaram-se seminários para formar os eclesiásticos, impedindo a venda dos cargos.
Pelo Concílio, a Inquisição ou o Tribunal do Santo Ofício, foi reativado. Nessa época foi criado o Indéx, lista de livros proibidos pela Santa Igreja.
Conseqüências da Reforma Religiosa
• Enfraquecimento do poder político da Igreja Católica;
• Aumento do poder dos reis protestantes, que deixaram de sofrer as interferências do papa nos assuntos de seus países. Nos países católicos, aumento do poder real para defender a Igreja;
• Fortalecimento dos ideais burgueses, principalmente com a difusão do Calvinismo, que justificava o lucro;
• Difusão da instrução religiosa, pois os protestantes passaram a ler a Bíblia (traduzida para o alemão) e os católicos puderam aprofundar seus conhecimentos;
• Estímulo à participação dos fiéis nos cultos religiosos;
• Origem de conflitos entre católicos e protestantes, cada qual pretendendo aumentar sua influência. Na França, por exemplo, houve a Noite de São Bartolomeu (1572), ocasião em que mais de 30 mil protestantes foram mortos por católicos;
• Criação do movimento da Contra-Reforma, reação da Igreja católica à Reforma protestante.
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