XangôDeus do raio, do
trovão, da justiça e do fogo. Sàngó é símbolo do rei Deus em Benin. É o deus
do raio e do trovão.
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IrokoOrixá
representado pela mais suntuosa árvore das casas de candomblé e o guardião das
matas. Representa a dinastia dos orixás e ancestrais
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OxossiÉ chamado de
Aláqueto, título oficial dos reis de Ketu, Rei da caça, Senhor das veredas, sua
história e culto são dos mais ricos.
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OxaguianÉ o filho de
Osàlufan, considerado o Osalá novo, aquele que carrega a espada e o
escudo.
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OssaniynPatrono da
vegetação rasteira, das folhas e de seus preparos, defensor da saúde, é a
divindade das plantas medicinais e litúrgicas. Cada Orixá tem a sua folha, mas
só Ossain detém seus segredos.
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Onilé Onilé é um Orixá que se
caracteriza por ser o princípio e representação coletiva dos Egungun. Ele é o
primeiro a receber as oferendas e a ser evocado nos ritos de
Egun.
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Obaluaiyê/OmuluObaluaiyê quer dizer "rei e dono da
terra" sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte.
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Okô O Orixá Okô é o orixá da
agricultura. Chibata de couro, cajado de madeira. Toca uma flauta de osso. Veste
branco.
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OgumOgum como
personagem histórico, teria sido o filho mais velho de Odùduà, o fundador de
Ifé. Era um temível guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos.
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ObáÉ a
princesa guerreira, Orixá feminino de Nagô (Iorubá), nascida de Orungá e do
ventre de Yemanjá, depois de um incesto. Terceira mulher de Sàngó, depois de Oya
e Osun.
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NanãNanã, é um Orixá feminino de origem daomeana,
que foi incorporado há séculos pela mitologia ioruba, quando o povo nagô
conquistou o povo do Daomé (atual República do Benin)
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Logunedé"Erinlè teria tido, com Oxum Ipondá, um
filho chamado Lógunède (Logunedé), cujo culto se faz ainda, mas raramente, em
Ilexá, onde parece estar em vias de extinção."
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Iyami OxorongáQuando
se pronuncia o nome de Iyami Oxorongá quem estiver sentado deve se levantar,
quem estiver de pé fará uma reverência pois esse é um temível Orixá, a quem se
deve respeito completo.
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IfáIfá ou Orumilá
é o deus da adivinhação. Suas vestes são brancas e êle usa o opelê para
responder às perguntas no jôgo das adivinhas. Leva sempre consigo um saco
contendo côcos de dendê.
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Ibualama Inlè-Ibualama ou Erinlè - Em Ijesá, onde passa o rio Erinlè,
há um deus da caça com o mesmo nome. Segundo Verger,
seu templo principal é em Ilobu.
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ÌbejìÉ o Òrìsà dos gêmeos. São divindades gêmeas infantis, é um orixá
duplo e tem seu próprio culto, obrigações e iniciação dentro do
ritual.
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IansanFilha de Nanã. Ela é
a deusa dos ventos, das tempestades, dos tufões, dos elementos aéreos ligados ao
relâmpago. É a deusa do rio Níger da África que em iorubá, chama-se Odò Oya.
Comanda os eguns (os mortos).
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ExuMensageiro dos
Orixás, ele é o primogênito do universo no mito da gênesis dos elementos
cósmicos. É o resultado da integração água e terra, masculino e feminino, sendo
o terceiro elemento.
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EwaYewa é a
divindade do rio Yewa. Ewa é simbolizada pelos raios brancos do sol, da neve, o
sumo branco das folhas, o branco do arco-íris, os espermatozóides, a saliva e,
ainda, o rio Yewa e a lagoa do mesmo nome.
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Bayànnì Bayànnì é vista como a irmã mais velha de
Xangô
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YemojaYemoja, cujo nome
deriva de Yèyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes"), é o orixá dos Egbá, uma
nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe
ainda o rio Yemoja.
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