EXU
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Exu é o primeiro Orixá, aquele que é
mais desconhecido e por isso mesmo, temido. Comece tirando da cabeça a ligação
que outras crenças tentaram fazer de Exu com demônio e substitua esse conceito
por mensageiro, pois esse é o Orixá que faz a ligação entre os seres humanos e
os outros Orixás. Na mitologia ele é Hermes ou Mercúrio.
Ele contém um poder imenso de
renovação, de acabar com o que está velho e gasto para recriar o novo e
vigoroso. Sob esse prisma, ele é um Orixá benéfico, com poder de revigorar as
pessoas.
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OGUM |
Ogum é um poderoso Orixá, dono
do ferro e do fogo. Ele é um guerreiro, um lutador que defende a lei e a ordem.
Este Orixá abre os caminhos e vence as lutas, protegendo os mais fracos. Todas
as lutas, as vitórias, as conquistas são presididas por Ogum.
Poderá traçar um paralelo entre
Ogum e os deuses Marte e Ares da mitologia greco-romana. Ambos são impulsivos,
violentos, guerreiros e leais.
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OXÓSSI |
Oxóssi é o Orixá da caça, que
vive nas matas para cuidar dos animais. É ele quem torna a caça abundante e
garante a alimentação do povo. Como habitante das florestas, está sempre perto
de Ossãe, a Orixá das folhas, por essa proximidade é ele quem pode trazer aos
homens as plantas curativas.
Poderá traçar um paralelo entre
Oxóssi e os deuses Mercúrio e Hermes da mitologia greco-romana, num aspecto
diferente do que é ligado a Exu, cuja função única de mensageiro traça o
paralelo com esses deuses. Para a relação com Oxóssi vemos as qualidades da
rapidez, da mudança, da curiosidade, da leveza.
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XANGÔ |
Xangô é o Orixá dos reis, dos
justos, dos juízes e dos poderosos. Ele próprio foi um rei guerreiro, que
enriqueceu seu povo com muitas conquistas que fez. O seu trabalho entre os
homens é cobrar de quem deve e premiar quem merece, agindo com sabedoria,
justiça e poder.
Para ter uma melhor noção sobre
sua função entre os Orixás, poderá traçar um paralelo entre Xangô e os deuses
Júpiter e Zeus da mitologia greco-romana. Ambos são superiores na hierarquia dos
deuses, encarregados de fazer cumprir a lei e processar julgamentos.
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IANSÃ |
Ela é a senhora dos ventos, das
tempestades. Uma Orixá altiva, guerreira, poderosa. Essa Orixá é independente,
nunca se deixa dominar pelos Orixás masculinos, só obedece a si própria. Ela é
valente e briguenta, não aceita ordens nem escuta desaforos. Iansã tem o poder
de controlar a ação dos espíritos negativos.
Pode comparar a função dela com
as deusas Juno e Hera da mitologia greco-romana. Ambas são fortes, justas e
lutadoras.
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IEMANJÁ |
Ela é a senhora do mar, Iemanjá
é o próprio mar divinizado. Essa Orixá representa a beleza, a família, a
maternidade e o amor. Suas funções mágicas vêm de épocas remotas, pois todas as
civilizações sempre endeusaram a mulher ligada ao mar.
Iemanjá tem relação com as
deusas Vênus e Afrodite da mitologia greco-romana. Ambas são belas, férteis,
sedutoras e doadoras.
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OMULU |
Omulu é o Orixá das doenças,
ele preside a morte e o tratamento médico. Seu respeito dentro do Candomblé é
grande. Sua ação na natureza é realizar a eliminação, dando fim ao que não serve
mais. Ele traz a doença e também as pesquisas para os remédios da cura. Tudo que
está sob sua influência demora, é um Orixá lento.
Omulu tem relação com os deuses
Saturno e Cronos da mitologia greco-romana. Ambos são lentos, kármicos e
solitários.
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OXALÁ |
Oxalá é o pai de todos, o Orixá
maior, o amor universal. Sua ação se manifesta através da fé, da luz, da razão e
da paz.
Oxalá e o deus Apolo da
mitologia greco-romana são afins. Esse deus personifica a luz, pois está
relacionado com o Sol, ele é o portador da vida, o estímulo a tudo que está
criado, o bem e a ordem universal.
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OXUM |
Oxum é a Orixá da fertilidade,
a dona do ouro e do leite. Ela simboliza o amor, a união, o casamento. Ela é
muito vaidosa, é uma protetora da beleza das mulheres. Essa Orixá cuida das
criancinhas desencarnadas.
Para ter uma melhor noção sobre
sua função entre os Orixás, poderá traçar um paralelo entre Oxum e as deusas
Vênus e Afrodite da mitologia greco-romana, tal como Iemanjá. Veja em Oxum as
qualidades do crescimento, do acolhimento e da maternidade que essas deusas
possuem. Ambas são mães.
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NANÃ |
Nanã é a Orixá mais velha, a
que tem mais sabedoria, a mais respeitada, que todos ouvem. Ela é a avó, dona do
barro com o qual Obatalá fez os homens. Dona da justiça, tinha o cargo de juíza.
Nanã habita o fundo do mar, os pântanos e os brejos, também está nos poços
profundos. É a vovó.
Pode ligar Nanã às deusas
Cibele e Réia da mitologia greco-romana. Ambas são férteis e
doadoras.
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LOGUM
EDÉ |
Logum significa caçador. Logum
Edé é um Orixá singular, vive seis meses na mata comendo caça e seis meses
embaixo d'água, comendo peixe. Filho de Oxóssi e Oxum, esse Orixá é
andrógino.
Logum Edé tem relação com o
deus Hermafrodito da mitologia greco-romana, filho de Hermes e Afrodite (Vênus).
Características dele são a volubilidade, a facilidade, a beleza e o
refinamento.
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OSSÃE |
Ossãe é a protetora das folhas,
ela conserva o segredo da cura através das plantas, seja de forma mágica ou
medicinal. Dizem que Ossãe tem uma perna só, por isso se oculta nas folhagens.
Antes ela era um Orixá masculino, mas conquistou Oxóssi com o feitiço das suas
folhas e agora é considerada uma Orixá feminina.
Para ter uma melhor noção sobre
sua função entre os Orixás, poderá traçar um paralelo entre Ossãe e os deuses
Esculápio ou Asclépio da mitologia greco-romana. Ambos são curadores e manipulam
remédios.
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OXUMARÉ |
Oxumaré é um Orixá que não é
masculino nem feminino, com sua dualidade ele carrega todos os opostos dentro de
si. Filho de Nanã e Oxalá, ele é a serpente que morde a própria cauda.
Pode comparar Oxumaré e a deusa
Íris da mitologia grega, a deusa do arco-íris, mas as qualidades não são
semelhantes em tudo.
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EUÁ |
Euá é a dona do céu cor de
rosa, a Orixá da beleza e da vidência. Ela raramente aparece e por não ser muito
cultuada no Brasil, está um pouco esquecida. Governa o casamento e todas as
associações. A cobra coral é seu símbolo em algumas linhas, ela é esposa de
Omulu.
Euá tem alguma relação com as
deusas Minerva, Palas e Atena da mitologia greco-romana. Ambas são justas,
poderosas e fortes.
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OBÁ |
Obá é uma guerreira brava,
forte e leal. Uma Orixá incompreendida e valorosa, pouco conhecida. Na África
ela é um rio, que leva seu nome, por isso está ligada à água doce
revolta.
Poderá traçar um paralelo entre
Obá e as deusas Artêmis e Diana da mitologia greco-romana. Ambas são guerreiras
e leais.
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IBEIJIS |
A essência dos Ibeijis é o
nosso lado infantil, a criança que fomos e sempre manteremos viva em nosso
interior. O nosso lado mais infantil, puro e alegre está relacionado com
Ibeijis. Mas também nossa falta de maturidade e pouco senso para lidar com as
obrigações está sob influência dessa energia.
Por essa razão, sempre há em
cada pessoa um Ibeiji e ninguém é filho deles.
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Sou a alma que ontem nasceu no mundo. Sou filha da África, Dos olhos de pérolas, Do sorriso de marfim, Dos sons dos atabaques em noite de luar, Da roda de capoeira, Do jongo ao maculelê. Sou da raça que irradia perfume de alegria. Sou semente da história humana, De vida apesar de tanta dor. Dos canaviais e senzalas, Das mãos calejadas, exploradas e injustiçadas.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
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