PROJETO ÁFRICA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A SALA DE AULA
Palavras-Chave: Lei 10.639/03. Projeto Interdisciplinar. História e Cultura Afro-Brasileira. Cultura Africana. Étnico-Racial
RESUMO
O Projeto Interdisciplinar "África, Relações Étnico-Raciais e a Sala de Aula" nasceu e começou a ser desenvolvido a partir do estudo da Lei 10.639/03 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". O foco desta prática pedagógica foi a abordagem educacional da cultura africana e com base na superação do racismo em sala de aula, foram trabalhados conteúdos que remetessem à realidade brasileira quanto à discriminação racial, à desvalorização da cultura africana, sua influência no Brasil, o preconceito e a desigualdade social. Todos esses aspectos são importantes para valorização da diversidade étnico-racial.
INTRODUÇÃO
A aprovação da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro-descendentes, gerou nos meios escolares e acadêmicos algumas inquietações e muitas dúvidas. Como ensinar o que não se conhece? Para além das interrogações, a lei revela algo que os especialistas em História da África vêm alertando há certo tempo.
OBJETIVOS
Resgatar a Cultura Africana em Sala de aula; Definir conteúdos, atividades e abordagens metodológicas que tratem a cultura negra; Compreensão e Respeito .
diversidade étnico-racial; Concretização da Naturalização e a Fé na Humanização e a prática da contextualização ao tratar assuntos sobre preconceito racial com os alunos, com toda a comunidade escolar e disseminação dessa conscientização.
METODOLOGIA
A Metodologia adota para o Projeto foi dividida por etapas descritas abaixo
1ª ETAPA: LEI 10.639/03 – CONSCIENTIZAÇÃO DO PROJETO
para falar da Lei 10.639/03, de sua implantação e sobre a importância do Projeto que seria desenvolvido.
2ª ETAPA: REUNIÕES SOBRE PROPOSTAS DE ATIVIDADES
fazer uma reunião para delimitarmos tarefas, as quais os professores trabalhariam em salas de aulas dos 1ºs, 2ºs 3ºs e 4 ano Os componentes curriculares envolvidos
- Língua Portuguesa: Leitura de textos e contos sobre a cultura Africana.
- Geografia: Elaboração de Mapas Sócio-Políticos do Continente Africano.
- História: Aulas Expositivas sobre a História da África.
- Inglês: Textos interpretados em inglês e peças de teatros abordando a cultura africana e sobre Martin Luther King.
- Artes: Criação de Mural e Grupos de Danças da África.
- Projetos: Criação de um jornal que trate em todos os componentes curriculares o tema "África".
- Sociologia: Aulas expositivas e Exibição de filmes que abordem a cultura africana e o preconceito racial. Debates e Pesquisas envolvendo esses temas. Pesquisas no site Clikidéia no link "Africanidades".
ETAPA: OFICINAS PROPOSTAS
- Murais que mostram objetos, imagens, indumentárias e instrumentos musicais que remetem a África.
- Grupos que apresentaram danças Africanas.
- o filme "Kiriku e a Feiticeira" e aberto debate em sala de aula.
- Uma peça de teatro que mostrou o Preconceito Racial na Sociedade Atual.
- Um vídeo que mostrou a Cultura Afro Brasileira.
o filme "Crash – No Limite" e aberto debate em sala de aula
- Um Cartaz que foi o Símbolo e Convite do Projeto.
- Um documentário sobre o Racismo e Relações Étnico-Raciais
- Um "jingle" que remeta a cultura Africana.
- Uma reportagem que demonstra conhecimento da população local sobre a Lei 10.639/03.
- exibir para os alunos documentários "A Cor Da Cultura" e "Olhos azuis
4ª ETAPA: ANDAMENTO DO PROJETO
Fazer Reuniões periódicas para verificar os andamentos das oficinas e marcamos as datas para a exposição dos trabalhos.
Auditório
Abertura da Semana: Palestra sobre a Lei 10.639/03.
Apresentação do Grupo de Teatro
Apresentação do Vídeo
Apresentação dos Grupos de Danças Africanas
Exibição do documentário
Exibição do "Jingle" Africano
Palestra sobre o tema "Africanidades".
Palestra o tema "ÁFRICA–BRASIL: ÁRVORES ENTRELAÇADAS (Raízes Étnicas – Tronco Negro, Negro Futuro – Cerne: Preconceito e Discriminação.
Perguntas e Debates
Encerramento
– Exposição de Murais, objetos da cultura africana, indumentárias, mapas, instrumentos musicais, livros e filmes.
Nessa sala ficará como som de fundo as músicas do CD "Conguê"
09h00 – Exibição do filme: "Kiriku e os Animais Selvagens"
10h30 – Exibição do filme: "A África do Sul e o Apartheid"
CONCLUSÃO
Esse Projeto foi pensado diante da oportunidade de conscientizar e amadurecer nos alunos do ensino médio, seus familiares e a comunidade sobre a questão do PRECONCEITO e como eles lidam com isso na sala de aula e no seu cotidiano, assim como a disseminação dessa conscientização. O conceito de cultura foi ampliado na comunidade escolar. Os alunos relataram suas referências históricas e culturais, foram estimulados a entender e a respeitar as demais manifestações culturais e suas diferenças. O Projeto trabalhado ofereceu aos alunos subsídios para pensar, decidir e agir, assumindo responsabilidades por relações étnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos, contestações e valorizando as diferenças.
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