quinta-feira, 26 de junho de 2014

Bonecas Abayomi


No Brasil, Abayomis designa bonecas de pano artesanais, muito simples, confeccionadas a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, sempre negras, possibilitam o trabalho com a identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira. A palavra abayomi tem origem incerta, iorubá, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso) O nome é comum na África do Sul. Conta-nos a história Africana que os negros confeccionavam Abayomis como amuleto de proteção. Em viagens para o Brasil em direção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis para as crianças brincarem.... E já aqui como escravos, reunião-se todos os dias na senzala e confeccionavam as Abayomis pedindo saúde e Prosperidade. O trabalho com as ABAYOMIS valoriza a cultura afro contribuindo para o reconhecimento da identidade afro-brasileira estimulando a expressão criativa além de reaproveitar retalhos de tecidos.

Veja aqui como fazer a sua Abayomi

Material: meia-calça velha preta ou retalhos de malhas pretas e coloridas e estampadas.


1º Passo: - Cortar 4 tiras com tesouras, duas maiores e duas menores, com aproximadamente 13 e 16 cm de comprimento e por 4 cm de largura.


2º Passo: - Dar um nó(ou 2 sobrepostos), em uma das pontas, com todas as tiras juntas para formar a cabeça, deixando sobrar acima da cabeça uns 2 cm.


3º Passo: - Nos dois cm deixados de um lado, cortar cada uma das 4 tiras ao meio ficando 8 tiras mais finas e dar alguns nós em cada uma delas, formando os cabelos.


4º Passo: - Separar as 2 tiras mais curtas e fazer um nó em cada ponta, formando as mãos.